Como você cuida do seu rosto? - Parte 1

Eu ouço muita gente falar que tem muita acne no rosto, e não consegue eliminar, e nem mesmo controlar. Eu tenho pele oleosa, e tendência a acne, e vou contar uma coisa triste, mas ainda nao consegui encontrar a perfeição em cosmético pra eliminar de vez esse mal. Tem dias que meu rosto tá todo enfeitado, não importa o que eu faça, e tem dias que ele fica bonitinho, lisinho e comportadinho. A única explicação pra isso se resume em uma palavra: Hormônios. Mesmo assim, eu não paro de lutar (não desisto nunca!) uahuaha. Ultimamente, considero esse problema controlado, apesar de que tem dias que não dá pra afirmar isso com toda certeza! =P

O rosto é a nossa porta de entrada. A primeira coisa que as pessoas vêem quando você chega em algum lugar, é o seu rosto. Só depois olham sua roupa, sapato e etc. Por isso é tão importante cuidar da pele, para que ela esteja sempre bonita e saudável. Não vou entrar no mérito da maquiagem, mas um rosto bem cuidado, destaca muito mais a maquiagem, sem precisar ficar borrocando de corretivo, base cobertura total e afins. Quanto mais natural, mais bonito né?

Mas vamos lá, vou explicar 5 passos fundamentais para controlar a oleosidade e a acne, com eles, eu não garanto um resultado perfeito, mas prometo que se você seguir direitinho, vai conseguir pelo menos manter sob controle seus problemas com oleosicade e acne ok? O post foi dividido em três partes, porque senão ia ficar comprido demais. Então vamos fazer assim: Hoje (Quarta-Feira) eu vou começar a explicar os dois primeiros passos, Na próxima quarta (21/05), eu vou explicar mais dois passos, e na outra quarta (29/05) o último passo, combinado?

O primeiro passo é limpar. Se você tem o melhor hidratante, e o melhor secativo de espinhas do mundo, eles não vão fazer efeito se seus poros estiverem "sujos". Mesmo assim, já adianto que não vai adiantar você apenas limpar e pronto. E muito menos lavar o rosto 458 vezes ao dia (apenas duas vezes: de manhã e a noite, ok?). Vou explicar direitinho: se você lava o rosto, você tira a camada que o seu corpo entende como  proteção da sua pele, é a temida oleosidade. Quanto mais você lavar, mais seu corpo vai entender que precisa produzir mais proteção porque a quantidade produzida anteriormente não foi suficiente (se você lavar o rosto toda hora ao invés de passar um bom controlador de oleosidade, provavelmente isso irá acontecer). Aí começa a luta: você contra seu cérebro, um querendo "proteger" e o outro querendo "desproteger" e adivinha quem sai ganhando no final? Claro que é ele! Resumindo: quanto mais você lavar exageradamente seu rosto, mais oleosidade sua pele vai ter, entendido?

O segundo passo é esfoliar. O ideal é que a esfoliação seja de acordo com seu tipo de pele. As secas se não me engano devem ser esfoliadas uma vez por semana, as oleosas duas no máximo três, e assim por diante. Se você optar por um esfoliante caseiro, cuidado! Existem receitas perigosas na internet. O esfoliante de rosto serve para remover as células mortas, além de tirar aqueles pontinhos pretos do nariz, da testa e do queixo (zona T). Se você tem poros abertos nas maçãs do rosto, como é o meu caso, você não deve esfoliar essa área, porque isso ajuda a abrir mais os poros dilatados. Quando eu era mais nova, e ainda não sabia disso, eu esfoliava com vontade mesmo o rosto inteiro. Resultado: meus poros das maçãs foram abrindo gradativamente, até que eu tomei conhecimento de que era eu quem estava provocando isso.

Alguns exemplos de sabonetes e esfoliantes que eu já usei/uso, e minha opinião sobre eles:



1- Mary Kay, linha Velocity - (pra mim, é o top um de todos que já usei, porque ele limpa de verdade, é próprio para peles jovens e tem uns esfoliantezinhos bem delicados, ideal pra uso diário)

2 - L'oreal, linha Pure Zone - A linha toda é muito boa, própria para pele com acne, esse funciona como gel de limpeza e máscara.

3 - Avon, linha Solutions - Muito bom também, limpa de verdade, eu usava até como demaquilante, antes de conhecer o Velocity.

4 - Natura, linha Faces - Limpa bastante também, mas achei a textura dele muito líquida. Chega até a desperdiçar, pela embalagem ser assim, e o sabonete dentro é bem líquido mesmo sabe? Fora isso, o efeito é bem bom.

5 - Asepxia, sabonete azul escuro glicerinado - Fiquei abismada o quanto ele limpa a pele de verdade. Dos cosméticos de farmácia, é um dos que eu mais gosto, porque tira a oleosidade mesmo, você sente a pele até repuxando de tão limpa (assim que é bom!)

6 - Esfoliante Natura Faces - Acho ele razoável, esfolia bem, mas é preciso aplicar uma quantidade generosa do produto.

7 - Esfoliante L'oreal Pure Zone - O melhor esfoliante comprado em farmácia até hoje. Mas também precisa ser aplicado generosamente pra esfoliar direito.

8 - Esfoliante O Boticário Capricho - Um pouco melhor que os outros, aplico uma quantidade bem menor, e consigo um resultado semelhante. É um dos meus preferidos.

9 - Esfoliante Mary Kay, Microdermoabrasão - Nem preciso falar que a Mary Kay é líder em produtos que rendem. Esse esfoliante é muito bom com uma gotinha do tamanho de um grão de feijão dá pra esfoliar a zona T, com um resultado muito bom. Os grãozinhos são mais fininhos (micro) mas ele serve pra esfoliar tanto delicadamente quanto abrasivamente. Top esfoliante, nota 10.


Na próxima semana, vou falar um pouquinho mais sobre a tonificação e hidratação do rosto, combinado?


2 comentários:

  1. Adorei, eu uso os produtos da Forever.

    Seguindo :*

    www.chitafilo.com

    ResponderExcluir
  2. Estou querendo o da Mary Kay, mas quem disse que eu acho? xatiada. Eu uso um da Avon.

    Beijos
    Uma Perfeita Complicada

    ResponderExcluir

O Blog Menina, te contei? é um blog de Moda, DIY e Lifestyle