Óleos não-comedogênicos

Olá! No meu último post aqui , quando eu ensinei a fazer um demaquilante caseiro com azeite, eu falei que ele poderia ser usado em todos os tipos de pele, pois o azeite era não comedogênico.. Na verdade, existe uma 'escala' para indicar esses óleos que vai de 0 até 5 .


Essa escala varia muito de site para site, geralmente os óleos menos comedogênicos (portanto os que costumam a dar mais certo para a pele mista a oleosa) são o de girassol e o de cártamo, que possuem comedogenicidade 0 na escala. Em seguida, temos os óleos de comedogenicidade 1 (bem baixa): calêndula, óleo de semente de uva,óleo de ricínio, óleo de romã e óleo de argan .

Por último, temos os óleos de comedogenicidade 2 (baixa): óleo de amêndoa e óleo de jojoba . O óleo de prímula e óleo de oliva (Aqui se encaixa o azeite) também possuem comedogenicidade baixa (embora varie muito de tabela para tabela), mas são mais polêmicos: alguns blogs recomendam para peles oleosas, outras não, acho que depende muito do produto, mas vale ficar mais atenta.. tudo vai depender da frequência e quantidade do uso. 

Óleos com comedogenicidade acima de 2 já não são indicados, pois têm mais chances de causar acne. Alguns óleos que devem ser evitados ( com nível 3, 4 ou 5 ) : destaque para o extrato de algas (algae extract), óleo de gérmen de trigo (wheat germ oil) e sódio lauril sulfato (sodium laureth sulfate), até alguns tipos de álcool podem obstruir os poros, como é o caso do Isocetyl alcohol, Oleyl alcohol, Cetearyl alcohol + ceteareth 20. Isso acontece frequentemente com os famosos "álcoois gordos", álcoois geralmente derivados de óleos vegetais (dentre outras matérias primas) , manteiga de cacau , manteiga de amendoim, óleo de abacate, óleo de soja, óleo de semente de algodão .

Também deve-se atentar aos outros produtos que exitem na fórmula , porque as vezes pode ter um óleo não comedogênico mas também ter uma outra substância que entope os poros.. por isso ler a composição dos produtos antes de comprar é importantíssimo, pois assim você poderá identificar algo que certamente não dará certo para a sua pele. Para quem não sofre do assunto esse post parece meio vago , mais para quem sofre de acne é muito importante!

Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, deixem nos comentários.
Beijos! :* 
 


4 comentários:

  1. É a primeira vez que visito o blog, gostei, eu tenho demaquilante em casa, foi meio caro se eu soubesse que existia modo de fazer eu não teria comprado, mas, gostei do post quando o meu acabar volto no post para ver o modo de fazer, achei essencial para pessoas tipo eu que tem a pele mega oleosa beijão.
    Lá no blog tem post novo visita?http://vinamoda.teenbloguer.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. è , poucas pessoas tem idéia desses eu acho que as pessoas focam muito em post's que tem em muitos outros blogs e esquecem de alguns assuntos que são realmente importantes e eu são pouco divulgados.. Mas que o que você gostou ! Volte sempre ,bjs !

      Excluir
  2. Eu não tenho, e adorei a dica, amei de verdade :}


    Beijinhos,
    Lia *.*
    www.limaoealecrim.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou ! Beijinhos Lô *.* !

      Excluir

O Blog Menina, te contei? é um blog de Moda, DIY e Lifestyle