Guia da pele oleosa

Eu tenho a pele oleosa, e sei que muita gente por aqui também tem. No ínicio, eu tinha muitas dúvidas de como cuidar da minha pele, e acredito que muita(o)s de vocês também tenham, por isso, resolvi fazer um guia com todos os passos para ajudar vocês .                                          

    1º Passo: Limpeza 
A limpeza deve ser feita 2 vezes ao dia, no horário que você escolher. Geralmente as pessoas fazem isso ao acordar e antes de dormir. 
''Efeito rebote: a pele elimina quantidades mínimas, porém constantes de “gorduras” que irão formar, juntamente com o suor, uma película que cobre, protege e lubrifica a pele. Quando ela está sem essa proteção natural, passa a produzir ainda mais oleosidade para “se proteger”: é o famoso efeito rebote. Perceba que a oleosidade (em mínimas quantidades) é necessária e benéfica, por isso não podemos limpar o rosto inúmeras vezes por dia.
O que causa: Limpeza excessiva da pele e falta de hidratação são as causas mais comuns.'' (fonte: Lookaholic)
Tonificando a pele: O tônico é a complementação da limpeza, sua função é eliminar os últimos vestígios de maquiagem e impurezas que ficaram na pele, bem como equilibrar o pH e preparar a pele para receber a hidratação que virá a seguir. O mais adequado para a pele oleosa é o tônico adstringente (ou simplesmente adstringente) pois além de limpar, combate a oleosidade e fecha os poros. É bom você ficar de olho se o adstringente tem álcool (não só o adstringente, mais qualquer produto que você for passar no rosto), se ele estiver acima de 10% pode causar o efeito rebote. Como fica difícil saber a quantidade opte por aqueles que não tem álcool.

Dica: Já ensinei a fazer um demaquilante caseiro aqui  
                                                  
                                     2º Passo: Hidratação
 O hidratante vai deixar sua pele sequinha, e ajuda a controlar a oleosidade. Se isso te incomodar, opte por hidratantes em gel e\ou oil free, procure também um que seja comedogênico (já fiz um post bem completo sobre isso aqui). O ideal é hidratar o rosto no mínimo 1 vez ao dia (no máx. 2)

Dica: Nivea Visage Young Gel-Creme Hidratante, Nivea                                                               

     3º Passo: Proteção


O protetor solar é um dos itens mais importantes da rotina (em qualquer tipo de pele!) e acho que todo mundo sabe sua função, né? Ele nos protege das radiações infravermelhas (responsáveis pela sensação de calor e desidratação ), UVA (contribuem para o envelhecimento precoce da pele, induzido pela exposição solar prolongada) e UVB (em excesso causam queimadura solar, envelhecimento precoce e câncer de pele). Pra quem tem pele oleosa o ideal é que ele seja 'oil free'


   Esfoliação

Esse passo não é necessariamente diário, mais ainda assim é imprescindível. Esfoliar a pele elimina o excesso de oleosidade, remove as impurezas e as células mortas.
Quanto maior for a partícula de esfoliação, mais abrasivo ele será, quem tiver pele sensível deve optar por esfoliantes com partículas menores. O ideal é que esse passo aconteça 1 ou 2 vezes na semana. Se você tem acne tome cuidado, se as espinhas estiverem muito inflamadas, a esfoliação pode machucar.

Quando for esfoliar a pele, a ordem correta é : Limpeza , esfoliação, tonificação , hidratação e proteção.
Dica: Sabonete Esfoliante Natura Faces. (Já ensinei a fazer um esfoliante caseiro aqui)

È isso pessoal! Se vocês gostaram, posso fazer um guia para peles secas. O que acham?
Qualquer dúvida, deixe nos comentários! Beijinhos :*




6 comentários:

  1. Adorei o seu guia! Parabéns.

    http://soltandoosneuronios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oii Lohana!
    Ótimo guia! Eu tenho pele mista e faço exatamente isso. :D

    Beijinhos,
    Nina
    www.storytimestoryteller.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada, fiz com todo carinho para vocês <3
      Beijinhos!

      Excluir
  3. sofro desse mal :/ adorei as dicas!!

    www.saltoquinze.com.br

    ResponderExcluir

O Blog Menina, te contei? é um blog de Moda, DIY e Lifestyle