Dicas Para Blogs: Escolhendo o Nome do seu Blog


Você já decidiu o Layout, criou o seu usando os tutoriais aqui e aqui, ou escolheu seu Layout Free pra começar aqui. Mas.. ainda não sabe que nome colocar no seu cantinho. Calma, que eu tô aqui pra ajudar! 

O nome de um blog, é tão importante, quanto tudo o que vai ser postado nele. É a sua marca, onde as pessoas irão sempre associar o nome do seu Blog com aquilo que você escreverá nele. É um canal por onde os leitores e futuros leitores poderão criar (até sem querer) uma identificação com você e seu blog. Por isso, o nome do blog é tão importante!Pra tentar ajudar, escrevi algumas dicas, mas vale sempre lembrar que, o blog é seu, e a escolha do nome, deve ser feita por você.

1- Coloque seu nome: Muitas pessoas, colocam o próprio nome no domínio do blog. Se você gosta do seu nome, acha ele diferente e bonito, porque não? Eu acho legal quando blogs assim, falam um pouco da vida da pessoa, de coisas que ela gosta, faz, ou gostaria de fazer. Por exemplo, eu criaria um blog Chamado Mari Guimarães pra compartilhar com vocês minhas experiências na faculdade, as reuniões com os amigos e as gordices que fizemos, minhas finanças pessoais, Looks, Resenhas de Livros, de produtos de beleza, enfim.. tudo o que me cerca e faz parte do meu dia a dia e que poderia ajudar de alguma forma alguém que tá lá do outro lado, lendo meu blog. Deu pra entender?

2- Brinque com as Palavras: Vale nesse item, brincar de verdade, inventando, misturando palavras, aguçando a curiosidade de quem tá ouvindo o nome do seu blog. Exemplos de nomes de blogs que brincam com as palavras de forma divertida são o Antena Antenada, o Amoreja e o Morangodela

3- Nomes em Inglês/Francês: Se você se identifica com algum desses idiomas, vale também pensar em um nome com eles. Mas sempre se lembre da pronúncia, se as pessoas poderão pegar o nome fácil, enfim.. é muito importante que não sejam palavras muito "khsnindovkhy" por exemplo. uahauha ok, digitei qualquer coisa aqui, mas foi pra mostrar que as vezes, uma palavra complicada e difícil pode ter certo significado pra você, mas as pessoas não saberão escrever/pronunciar. 

O que não fazer:

♥ Copiar nomes de blogs já existentes e tentar modificá-los. Um exemplo disso, é o blog Depois dos Quinze, que ganhou mil versões de outros blogs, como Depois dos Dezoito, Antes dos Quinze, e por aí vai. Eu particularmente não gosto de nomes que lembram outro blog, pelo fato de que o Blog é seu, e fica parecendo que você copiou na cara dura mesmo, mas como não dava pra criar um domínio repetido, modificou ele ao seu jeito.

♥ Repetir muitas letras no nome, ou colocar hífen. Imagina só, você criar um blog com o seu nome, e suponhamos que seu nome é bem comum e já exista um blog com ele. Daí, você vai acrescenta mais um a no final do domínio, mas ainda não vai. Aí o resultado é www.fulanaaaasilvaaaa.blogspot.... pro leitor acessar seu blog depois, vai ser muito mais complicado, concorda? O mesmo vale pros hífens, ok? Fica muito mais difícil lembrar o nome do blog quando tem hífens. Imagine só www.menina-te-contei.com! Até o leitor digitar todos os hífens, ele já desistiu de acessar meu blog, concordam?

Eu espero que vocês tenham gostado, e não deixem de dar sua opinião ali nos comentários. Ah, e pra quem ainda não sabe, estamos montando uma newsletter com dicas para Blogueiros, não deixem de se inscrever! É rapidinho, prometo!


Um beijo!



3 comentários:

  1. Ameeei o seu blog, e obrigada por ter me mencionado como "criativa" hahah o nome Morangodela deixa as pessoas curiosas mesmo, tem gente que acha que é por causa do meu cabelo vermelho... mas quando fiz o blog ainda nem era ruiva! :D
    Essas dicas para blogueiros iniciantes são fundamentais e são poucos que tem o prazer de escrever sobre isso! Vou tentar sempre passar por aqui, flor! Muito obrigada pelo reconhecimento. UM BEIJÃO!

    Thaís Pedrada, www.morangodela.com <3

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu blog, me ajudou bastante :)

    Alessandra Assunção www.reflexoesnoespelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oii você me ajudou tava indecisa agora já consegui valeu

    ResponderExcluir

O Blog Menina, te contei? é um blog de Moda, DIY e Lifestyle