Dicas Para Blogs: Comentários Maldosos


Existem pessoas que parecem estar na internet apenas com o intuito de fazer comentários maldosos em blogs, sites e fóruns. A impressão que dá, é que as pessoas ficam o dia todo procurando coisas pra criticar. Mas é preciso que a gente saiba identificar até que ponto aquele comentário pode ser maldoso, ou construtivo. Certa vez, uma pessoa com amizade em comum com outra pessoa que passou a não gostar de mim por motivos que só ela deve saber, fez um comentário maldoso com a conta do facebook dela aqui, e eu logo saquei que foi "a mando" da outra. Recalque ou não, invejinha de querer blogar também ou não, eu não sei. Mas fiquei super chateada porque eu realmente não sei o que foi que eu fiz, e receber uma crítica destrutiva foi um pouco desmotivador, ainda mais vindo de uma amiga em comum de uma pessoa ~ex~ próxima. O fato é que ninguém é obrigado a acertar sempre, e nesse post nessa ocasião, tinha uma palavrazinha errada, e a pessoa se aproveitou disso pra apontar o dedo. Na mesma semana, um anônimo veio apontar o lindo dedo e julgar as pessoas que aqui escrevem. Consertei a palavra, respondi os comentários educadamente, fiz um post-desabafo aqui, e segui em frente.

Só que nem sempre é fácil lidar com críticas e comentários maldosos. Se você gosta do que faz, não tem sentido aceitar uma crítica destrutiva e deixar que ela te coloque no chão. Também não vale perder as estribeiras, dar um show na resposta e se rebaixar àquele comentário maldoso. Se os comentários de anônimos são liberados no seu blog, se prepare pra recebr uma chuva deles. Normalmente, quando as pessoas querem elogiar, perguntar, e se ~divulgar~ elas sempre comentam com o perfil delas. Mas pessoas pra criticar quase sempre vêm no modo anônimo. Existem, sim anônimos legais, mas são raros. Foi exatamente por isso que logo após meu post-desabafo eu decidi bloquear os comentários de anônimos, pra não ter o "trabalho" de moderar comentários desnecessários.

Não estou falando que toda crítica é desnecessária. Muito pelo contrário. Quando a crítica é construtiva e serve pra gente crescer, ela vem de "pessoas". Já aconteceu aqui várias vezes. Mas quando é pra destruir, normalmente, em 99,9% dos casos, elas vêm de anônimos, então, se a crítica é bem vinda eu prefiro que venha de pessoas que têm a coragem de se mostrar. Mas isso vai de cada um!

É importante também saber até que ponto aquele comentário é maldoso ou não. Por exemplo, se a pessoa falou educadamente que não gostou do post, que mudaria isso ou aquilo ou que não concorda com a opinião de quem escreveu, é uma coisa. Muitos blogueiros confundem "opiniões" com " recalque" e não é bem assim que as coisas funcionam. Um blog foi feito pra trocar experiências, opiniões e debater mas aí se a pessoa se porta de forma contrária já tá com inveja. NÃO! Não é bem assim! As vezes é preciso ter bom senso em identificar se aquela pessoa que comentou estava querendo te atacar ou apenas compartilhar a opinião dela que era contrária à sua. 

O fato é que, nem todo mundo é obrigado a gostar das coisas que você gosta. Para comentários maldosos e destrutivos, é preciso saber responder com educação, passar por cima e seguir em frente. Para comentários construtivos, é preciso ter bom senso, mente aberta e saber reconhecer que existem opiniões diferentes,  e mesmo se você não estiver disposto a mudar, é preciso saber lidar com o fato de que nem sempre você vai agradar todo mundo.

Você já recebeu algum comentário maldoso? Como você reagiu? Como se sentiu? Me conta ali nos comentários!

3 comentários:

  1. Graças a Deus nunca recebi um comentário maldoso, mas sei que vai rolar e espero não responder a altura.

    http://conexahollywood.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Jhoyce! Infelizmente, temos que estar sempre preparadas pro que vier, e saber identificar se aquele comentário é maldoso ou não e até que ponto você deve levar em consideração aquela crítica.

      Um beijo!

      Excluir
  2. Sim, estou passando por isso, e confesso que estou muito triste.

    ResponderExcluir

O Blog Menina, te contei? é um blog de Moda, DIY e Lifestyle