Dicas Para Blogs: Onde e Como Divulgar


Olá! Você sabe onde divulgar seu blog? Você divulga seu blog corretamente? Suas divulgações estão te trazendo um número legal de visitas? Hoje, eu vou listar algumas possobilidades de divulgação, e aposto que muitas delas você já conhece! Mas será que você sabe fazer um bom uso desses meios?

♥ Grupos do Facebook: Existe uma infinidade deles. O lado bom é que normalmente 99% do pessoal que está nesses grupos também são blogueiros e rola uma interação bem bacana, dá pra tirar dúvidas, trocar experiências e divulgar seu trabalho pra outros blogueiros mais ou menos experientes. Alguns grupos legais pra divulgar: 
- E recentemente eu criei um grupo de divulgação também que ainda tá pequeno, mas que pretendo fazer de lá um lugar bem legal pra todo mundo! Clica aqui e vem fazer parte! =)

♥ Fan Page: A divulgação na Fan Page é mais uma opção pra quem quer divulgar. Todo blog tem (ou ainda vai ter) uma Fan Page, certo? Por lá é fácil manter as pessoas atualizadas sobre o que está rolando no seu blog. Mas a Fan Page nem sempre mostra tudo o que você publica pra todo mundo que curte a página. Um ponto positivo pros usuários do facebook (imagina só todos os posts e todas as páginas que você curte no seu feed - feed eterno hahaha) mas muito negativo pra usuários de páginas de sites, blogs e revistas. Por isso além da Fan page, é bom ter pelo menos mais uma opção de divulgação, pra alcançar um número maior de pessoas por dia!

♥ Twitter: Quem usa o twitter bem, sabe que por lá é um ótimo lugar pra divulgar. Não só no seu feed, mas mencionando pessoas que por "acaso" estejam procurando por aquilo. Pesquise palavras relacionadas ao seu post e encontre pessoas que precisem das informações contidas nele. Muitas vezes, acontece de alguém retwittar, favoritar e isso é de grande ajuda na hora de divulgar novos posts.

♥ E-mail: Uma coisa é fato: existem leitores que gostam de ser notificados por e-mail sobre as novidades do seu blog. Seja sobre novos posts ou até mesmo sobre novos sorteios. Mas MUITO cuidado! Assim como muitas pessoas gostam, algumas não gostam/não querem receber novidades no e-mail e acham chato pra caramba. O ideal, é criar um formulário para que o leitor apenas coloque o e-mail caso ele queira receber as novidades. 

É muito importante também, saber abordar o assunto na hora de divulgar (em qualquer um dos itens acima). É preciso ser prático, eficiente e um pouco enigmático para que o leitor ou futuro leitor não sinta preguiça de ler, e nem fique sabendo sobre todo o assunto do que se trata logo na divulgação. Aguçar a curiosidade é bastante válido! Um exemplo disso, seria se você quisesse divulgar um look seu:

Abordagem 1: Hoje é dia de Look no Blog! Mostrei uma das minhas peças favoritas, a saia estampada! Ela é linda não é mesmo? Essa eu comprei na semana passada e já estou in love!

Abordagem 2: Hoje é dia de Look lá no Blog! Fotografei com uma das minhas peças favoritas! Venha conferir!

A Abordagem 1 não está errada. Mas já está contando quase tudo (ou tudo) o que tem no seu post. Com a miniatura do look então a pessoa nem vai precisar entrar no blog pra ver qual e como é essa peça. Já na Abordagem 2, a pessoa se sente "convidada" a saber qual é a sua peça favorita, e como a abordagem está bem pequena, subentende-se que no post você irá falar mais sobre o assunto e fazer assim com que a pessoa se sinta atraída a clicar no link da divulgação.

Eu espero que vocês tenham gostado das dicas!

Um beijo!

3 comentários:

  1. Adorei as dicas, muito úteis ^^ Já corri lá pra participar do grupo de divulgação do seu blog, hehe :3
    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari, adorei as tuas dicas, principalmente a forma de abordagem no facebook, muito legal!

    beeeijo
    Meninices da vida

    ResponderExcluir

O Blog Menina, te contei? é um blog de Moda, DIY e Lifestyle