Dicas para Blogs: Sobre o que devo postar?


Olá! Você que está começando a blogar agora, ou que pretende começar, ou ainda que, já bloga mas lhe falta inspiração/criatividade, esse post é pra você! 

Criar um blog é a coisa mais fácil desse mundo, basta criar uma conta no Blogger, Wordpress ou até mesmo no Tumblr, não é mesmo? A dificuldade maior está em manter esse blog atualizado, com posts diferentes, que chamem atenção de quem está lendo e leve sempre as pessoas a acreditarem no que você escreve e faz. Por isso, hoje eu vou tentar ajudar você a se situar num assunto (ou em vários) pra não ficar perdido(a) na hora de procurar inspiração, combinado?

♥ Tenha Foco: Saiba e esteja seguro(a) daquilo que você quer falar. Tenha um foco em específico ou vários, mas sempre tenha noção de que: Um blog pode até ter um conteúdo diversificado ~junto e misturado~ como Moda, Cinema, Textos, Fotografia, Jogos e Culinária. É até legal que tenha, porque assim, você agrada diversos tipos de público. Mas, é sempre bom que você tenha noção daquilo que você consegue falar com clareza e exatidão. Quem é que vai dar credibilidade pra alguém que diz: "Olha, não sou muito de acompanhar tendências, mas a última moda agora é estampa de frutas." ou então: "Eu não tenho videogame em casa, e nunca experimentei jogar, mas esse jogo é demais!"? Portanto, se você quer fazer um conteúdo diversificado no seu blog,  mas acha que não dá pra segurar tudo sozinho(a), pula pra próxima dica! ;)

♥ Tenha Colaboradores: Os colaboradores são pessoas que te ajudarão a manter o blog atualizado, falando de determinado assunto que você gostaria de incluir no seu blog, mas não consegue por motivos como: falta de tempo, falta de inspiração, ou mesmo por não levar jeito pra coisa. Aqui no blog, nós temos alguns (vários) colaboradores que estão com a gente desde o comecinho, e vou dar início ao momento ~ dramaqueen ~ porque sim, e olha, eu sinceramente não sei o que seria de mim e do Blog sem eles. 
Eu criei o blog na reta final da minha faculdade, e na época a Lara trabalhava e não tinha muito tempo de me ajudar na divulgação, e nem na preparação dos posts. Então, como o meu foco seria falar de Moda e Customização (porque eu não tenho muito tempo de escrever, nem sou muito ligada no mundo da música, apesar de ter uma trilha sonora pra cada dia uahauhuahuah, e etc..) eu tive a sorte de conhecer cada uma das pessoas que me ajudam aqui hoje: A Fran que fala sobre músicas, lançamentos e novidades, a Fernanda e o Rangel que escrevem textos inspiradores, a Lohana que entende bastante de Beleza, o Mauro que é antenado nos Filmes e a Anatana que é a responsável pelas gordices do final de semana! A Sabrina que também nos ajudava escrevendo textos por aqui, nesse ano precisou sair por motivos de correria com escola, trabalho e etc. É uma equipe enoooorme, que tá me ajudando bastante nessa reta final! Fim do momento ~ dramaqueen ~. uahauahuaha 
Então, quem acompanha o blog, sabe que nós temos um conteúdo bastante diversificado, e se você também pretende ter um, procure por colaboradores. Comece com um ou dois, vá administrando os dias das postagens de cada um e depois conforme a necessidade, você vai colocando mais gente. É legal que você estipule o envio de um post modelo antes de fechar com alguém, porque aí você consegue ver se a proposta que a pessoa tem se encaixa com a sua, e enfim.. já falei demais nesse tópico, né? uahauhauha

♥ Crie TAG's ou Subtópicos: Facilita bastante na hora de procurar inspiração. Por exemplo: o tema Moda, abrange vários tipos de postagens, como Tendências, Look do dia, Dicas de lojas legais, Tutoriais de Customização (DIY) entre outros.. Se você quer falar sobre Beleza, você pode por exemplo dividir entre Cabelos, Unhas, Pele, Cuidados Pessoais, etc. Assim, fica mais fácil encontrar inspirações por aí.. até aquele shampoo que você comprou na semana passada pode te render um post, e quando você olha em volta, vê várias coisas que se encaixam nas suas TAG's dentro daquilo que você quer falar. O mesmo vale para o colaborador: Se o combinado foi que ele falasse sobre música, você pode optar por abrir ou não o leque de possibilidades pra ele, como Playlists, Shows da Banda x, Lançamentos de Clipes, enfim.. As Tag's facilitam muito na hora de procurar inspirações, viu?

♥ Inspire-se: Você já definiu seu foco, já conseguiu colaboradores, mas ainda falta inspiração? Não deixe de visitar outros blogs, sites de imagens como o We♥It, ou até mesmo o Tumblr. Você pode procurar o que você quer por palavras-chave, por exemplo. Mas lembre-se sempre: SE INSPIRAR NÃO É COPIAR. Não basta você ver que o blog tal postou sobre Cardigã Verde Limão (WTF?) ir lá e copiar o post mudando algumas palavras, isso é Cópia! O ideal é você se inspirar e pensar como você pode abordar o mesmo assunto, mas da sua forma, com imagens diferentes, e maneiras diferentes de falar sobre aquela tendência, se você gosta ou não, se onde você mora a moda pegou ou não, enfim.. cada pessoa cria um método para que os leitores passem a conhecer sua forma de falar sobre aquilo e quem sabe, se identificar.


Então, eu espero ter ajudado e me desculpem se eu falei demais, é que foram surgindo mil ideias e eu não queria mesmo deixar passar batido.. Ah, e não se esqueça de deixar as dúvidas e sugestões nos comentários e de se inscrever na nossa Newsletter para Blogs, que deve começar em breve com muitas novidades no seu e-mail! 




Beijos!






5 comentários:

  1. A-D-O-R-E-I o post.Ele foi realmente útil.
    Perguntinha:tenho que meinscrever no e-mail de novo para receber o próximo post de ajuda á blogs?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que você gostou, Fernanda! =) Fico muito feliz em saber! Não, se você já se inscreveu, fique tranquila! Em breve você vai começar a receber novidades no seu e-mail, tá? Um beijo!

      Excluir
  2. Adorei as dicas, Mari gostaria de saber como vc conseguiu os seus primeiros colaboradores, vc já conhecia eles? Como eu faço para conseguir colaboradores?! Obrigada!!! Adoro seu blog.
    Meu blog: beijosemorangos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Milena!
      Quando eu comecei o blog, a equipe era beeem maior (eu tinha 7 pessoas pra me ajudar) e eu consegui conhecê-los em alguns grupos de amigos e blogueiros do facebook. Claro que, no início você deve pedir pra cada um fazer um post-modelo pra ver se eles se encaixam no que você quer pro seu cantinho!

      Volte sempre que quiser! =D
      Beijos! ♥

      Excluir

O Blog Menina, te contei? é um blog de Moda, DIY e Lifestyle