Dicas Para Blogs: Números são realmente importantes?


No último post da série de dicas (se você tá chegando agora clique aqui para ler), nós conversamos um pouquinho sobre como conquistar leitores fiéis. O que acontece normalmente, é que a pessoa que escreve do outro lado da telinha fica um pouco frustrada com as poucas visualizações com aquele post super completo e bem feito. Então, se alguma vez você já sentiu algo parecido, é hora de ler um pouquinho sobre "números".

Ter um blog, vai além de querer ganhar dinheiro, fama ou algo do tipo. Até porque chegar ao patamar do dinheiro e fama é um caminho longo e com muito trabalho duro a se percorrer. Não acontece da noite pro dia, a menos que você tenha sorte (muita, por sinal). Ter um blog é gostar do que faz, divulgar pras pessoas o seu trabalho e trocar opiniões sobre vários assuntos, sem se preocupar muito com números. Ter um blog é saber que os números vão vir, mas não da noite pro dia, como num passe de mágica. Você pode tomar por base aquele blog grande que você acompanha por exemplo. Quando é que ele começou a crescer? No segundo dia de funcionamento? Na primeira semana? Acredito que não.. 

Quem tem blog, provavelmente já ouviu de pessoas que não sabem como funciona que você é fútil, que não vai dar certo e que você não sai da frente do computador. Essa é uma parte do caminho a se percorrer pra continuar fazendo o que você gosta. Mas, você gosta do que faz? Quando criamos um blog, é normal pensarmos que um blog vive de números. E isso pode até ser verdade, mas nem sempre é o que acontece. Blogs com números conseguem mais parcerias, tem mais interação e mais comentários. Essa é a lógica da coisa. Porém, nem sempre um número é uma pessoa "real".

Existem mil maneiras de conseguir pessoas fantasmas pra seguir você no facebook, blogger e isso todo mundo (ou quase) sabe. E não é atoa que muitas páginas crescem tão rápido por aí. Mas, será que vale a pena ter só mais um número ali? Um número que não interage, que não "existe"? Já participei de diversas discussões sobre o tema em grupos na internet, e posso afirmar que de tudo, A frustração não acaba. Sua fan page pode ter 100 mil likes, mas suas visualizações não vão aumentar. Então, qual o sentido de ter mais um "número" ali? Quem usa o blogger, já deve ter percebido que muitas vezes nas estatísticas tem um tal de vampirestat. O vampirestat é um site real que utiliza um aplicativo pra gerar visitas no seu blog, intencionado a aparecer nas estatísticas pra que você clique no link e gere uma visita de qualidade pra ele. Ou seja: são visitas falsas. Agora, vá no seu painel e olhe quantas visitas você tem desse site. É ruim saber que daquelas 500 visualizações, 150 são desse site, não é mesmo? São números que não preenchem vazio nenhum, e muito menos agregam valor. É mais ou menos essa a mensagem do post de hoje: Do que adianta um "número" a mais se ele não vai preencher lugar nenhum? Se ele vai ficar ali só pra fazer "vista" pra pessoas interessadas no seu blog, sendo que na real, seu blog não é tudo aquilo (ainda)?

Agora eu quero saber: Qual a opinião de vocês sobre "pessoas números"? Vamos bater um papo ali nos comentários?


7 comentários:

  1. Concordo completamente com você, no final das contas leitores fantasmas só servem para nos iludir, ganhamos leitores com boa divulgação, bom conteúdo e muito trabalho, não tem lógica querer receber 100 comentários naquele post que nos dedicamos imenso se mais de 60% dos leitores nem são activos, são os leitores de verdade que nós inspiram a ter um blog melhor a cada dia, obrigada pela dica sobre esse site ai, o tal de vampirestat, fui lá ver as minhas visitas para ter realmente noção das visitas de verdade, beijo :) http://www.sempresonhadora.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Wilma! E fico feliz por você ter vindo expressar seu ponto de vista aqui também! É bom saber que não estou sozinha nesse barco!

      Beijos!

      Excluir
  2. Também concordo! Acho que isso é um reflexo da febre da ostentaçao que toma conta da nossa sociedade. Infelizmente muitas pessoas estao mais interessadas nos numeros e fazem de tudo por uma curtida. Muita gente quer pular etapas e ja ganhar rios de dinheiro e acha que sao somente os numeros que importam. Mas ainda tem muita gente por ai se dedicando e consquistando seu espaço na blogosfera e essas sim merecem todo o sucesso possivel! =)

    www.lentefashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Ana! Muita gente acha que ter blog é só conseguir um número bom de pessoas e já começar a faturar, mas não é bem assim.. do outro lado TEM que ter pessoas de verdade, interagindo e acompanhando seu trabalho, senão, qual o sentido disso tudo?

      Beijos!

      Excluir
  3. Concordo com você...do que adianta ter milhares de sguidores ou likes sem interação....o que eu tenho lutado mais ultimamente é pra ter comentários com mais frequencia, isso me deixa bem frustrada...mas, gosto do que faço e não desisto fácil.
    Letícia
    www.leticiapsicologa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo seu blog, eu montei o meu no Sexta-Feira e estou adorando suas dicas, meu blog é sobre dicas de moda e beleza, gostaria de saber se é legal postar looks de famosos.

    Obrigada, e muito sucesso.

    http:divandoglamour.blogspot.com.br



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique! Obrigada! Seja sempre bem-vinda! =)

      Eu acho legal sim, mas tudo depende da forma que você vai abordar, sabe? Se for um post bacana com inspirações legais, porque não?

      um beijo!

      Excluir

O Blog Menina, te contei? é um blog de Moda, DIY e Lifestyle