Ressaca do passado



Tô com ressaca do passado, consequência gerada por alguém que antes de mim, afirmou que o tempo deveria ser dividido em passado, presente e futuro. O passado teve um efeito dominó em mim. A primeira peça foi derrubada e as outras simplesmente caíram juntas, não me dando tempo pra parar algumas peças que hoje, poderiam fazer parte do meu presente. 
Mas eu acredito em uma força maior que tudo tem uma razão para nem sempre ser da forma que desejamos, porém confesso que muitas vezes tive vontade de voltar e mudar, e fico me perguntando e se? 
E se não tivesse dito aquelas palavras? E se não tivesse acreditado no cara errado? E se não tivesse ajudado aquela amiga com aquele menino? E se tivesse feito novas amizades? E se tivesse escolhido melhor em quem confiar e ter próximo de mim? E se tivesse mostrado meus textos e cartas não enviadas, o final da nossa história teria sido diferente? E se... e se? São tantas as perguntas e nenhuma resposta.É frustrante saber que enquanto vivermos continuaremos a dividir os acontecimentos da nossa vida em passado, presente e futuro.  
Quando era criança, minha mãe me ensinou que o passado era aquilo que não era possível voltar atrás, consertar e vivenciar novamente. Agora, com um pouquinho mais de idade e pouco entendimento sobre a vida, vejo que a teoria da minha mãe, não é totalmente verdadeira.
Sim, o passado não se tem como consertar e mudar – nem toda ciência e tecnologia não nos proporciona isso ainda, criando uma máquina do tempo -  mas o passado está  mais presente do que imaginamos. Ele está em quem somos hoje. O que somos é reflexo do que vivemos, aprendemos, e pasmem, até dos nossos arrependimentos. 
Não posso mudar o meu passado, mas posso aprender com ele. É meio clichê eu sei, mas posso mudar o meu futuro, mesmo ele sendo incerto.  Posso não ter visto o sol nascer ontem, nem ter me dado conta de como as estrelas e a lua são lindas, mas eu tenho a chance do poder fazer tudo isso hoje. 


-----------------------------------------------------------------------------------------------

O texto de hoje foi enviado pela leitora Thalia de 16 anos. Ela mora em Mariana-MG e é apaixonada por escrever! Tumblr | Twitter | Facebook

10 comentários:

  1. Olá, gostei do que você falou, muito profundo. O passado está dentro de nós, mas não existe mais, tudo que sobrou foram memórias e sentimentos que temos de aprender a lidar ao longo da vida. Claro, tem erros e arrependimentos também, mas a gente sempre pode começar de novo levando o aprendizado de ontem. Pelo menos é o que eu acho.

    http://gotinhasesperanca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. As vezes tenho esses questionamentos de "se isso" ou "se aquilo" referente ao meu passado e realmente é frustrante nunca obter as respostas. Mais uma coisa você disse bem. O passado está sempre em nosso presente e estará em nosso futuro. E podemos sim sempre aprender com ele. Foi um ótimo post.
    Beijos Carlah Ventura - Intensa Vida

    ResponderExcluir
  3. Que texto lindo da sua leitora. As vezes nos prendemos tanto ao passado que nos cansamos mesmo, mas realmente o passado é o que nos forma no presente. Se não existisse algo ruim no passado não valorizaríamos as boas coisas.

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari, tudo bem?
    Achei muitoo lindo esse texto, essa leitora poderia postar mais textos.. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Fico feliz que você tenha gostado! Essa série de leitores que colaboram esporadicamente é bem legal porque divulga o trabalho de pessoas que querem um espaço. Mas infelizmente nós não temos muito espaço disponível, então ajudamos da forma que podemos. Mas ó, se você quiser ver mais textos dela, é só ir no tumblr! (tem o link no fim do post!) ♥ Beijos!

      Excluir
    2. Que texto lindo!!
      Realmente o passado está dentro de nós.

      Excluir
  5. Parabéns, lindo o texto!
    Tem que existir o passado para também existir o presente e o futuro.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, lindo o texto.
    Tem que existir o passado para que também exista o futuro.

    ResponderExcluir
  7. Lindo o texto, concordo com "receitas" ela poderia publicar muitoo mais;
    Vou dá uma olhadinha no seu tumblr.

    ResponderExcluir

O Blog Menina, te contei? é um blog de Moda, DIY e Lifestyle