Fotografia: Lente 18-55mm ou 50mm?


Eu sei que muitas de vocês estavam esperando por esse post. Sei também que ele ficou um pouco enorme, mas é que eu fiz uma pesquisa bem grande pra aprender a mexer e configurar a lente, e antes de postar testei tirar várias fotos.
No início de Setembro eu comprei uma 50mm, mas ela chegou só lá pro dia 15. A minha eu mandei importar, mas existem vendedores confiáveis no mercado livre, é só pesquisar!



A 50mm é uma lente fixa, e bem mais clara que a 18-55mm. Na 18-55mm o diafragma abre e fecha de acordo com que você vai mexendo no zoom. Quanto mais aproximada a foto, mais escura ela fica e tem que regular o iso e velocidade do obturador pra que a foto não fique muito escura. Já na 50mm a abertura é regulada na câmera, e quanto maior a abertura, maior o desfoque do fundo e mais clara a foto.



O diafragma é comparado com a pupila dos nossos olhos, porque ele funciona mais ou menos do mesmo jeito. Assim como a pupila dos nossos olhos se dilatam quando está escuro pra entrar mais luz, quanto mais aberto o diafragma, mais luz entra na câmera e mais clara fica a foto.


As fotos de cima, eu tirei da pitangueira do meu quintal, com a mesma configuração de iso e só mexendo na velocidade do obturador pra manter a estabilidade da foto em si e vejam só.. Quanto maior o número, mais o diafragma fechava e menos o fundo desfocava. É por isso que a 18-55mm consegue fazer um desfoque em algumas fotos, mas não fica tão bonito e desfocado como a 50mm. Lembrando que a minha 50mm é a f.1.8.

Fotos Aleatórias com a 50mm: 










Peguei a Katy e a Whoopie pra modelos, porque sim. hahaha A Lolita ficará pra próxima sessão! ♥

Até o quintal da minha casa que é feio e sem sal ficou mágico nessas fotos.. uhahauah

Mas afinal, qual é a melhor? 18-55mm ou 50mm?

Eu particularmente amei a cinquentinha e o efeito fundo desfocado, mas se você está pensando em investir agora em uma câmera e só pode escolher uma lente, eu não aconselharia comprar uma lente fixa assim de cara. A 18-55mm é uma lente básica e quebra um galho danado, viu! Tanto que eu usei só ela desde Dezembro do ano passado, e foi legal porque deu pra brincar bastante, aprender e praticar. A 50mm eu aconselho como uma segunda lente, porque além da magya envolvida, ela também é uma lente que precisa mais que você "se jogue", se afaste, aproxime e o que for preciso. 

Meu próximo desejo fotográfico? Uma 75-300mm. Quero uma lente que super aproxime de coisas longes, porque fiquei sismada com um vídeo que fiz de uns quatis no último feriado na roça dos meus tios. Mesmo aproximando a 18-55mm ao máximo eu estava a mais de 5 metros deles e ficou mega longe.. E quando fui tentar aproximar mais adivinha? Sairam correndo! </3 hahaha Então só de raiva eu quero outra lente móvel que super aproxime e que não seja tão cara. Mas também aceito de presente, viu? hahaha

Um beijo!

19 comentários:

  1. Essa lente faz mágica na minha vida, ela faz qualquer ambiente ser incrível, qualquer pessoa ser modelo, e no meu caso é necessário. Amei as fotos que você tirou, depois quero ver as com a Lolita! Acho um excelente investimento para quem ama fotografia e já tem outra lente mais básica. Amei o post Mari, super completo!

    www.cindereladementira.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uahauhauahau pior que no meu também Analu! Muito obrigada! Vou fotografar com ela sim, esse dia ela tava enciumada kkkkkk É um investimento bem legal pra quem curte sim! Obrigada!

      Beijos! ♥

      Excluir
  2. Mari, amei essas fotos!
    Eu já tinha uma noção da diferença entre as duas lentes, mas ver essas fotos ajudou viu? Ah, e você disse que mandou importar, como? Não teve que pagar taxas da alfândega e etc?
    To pensando em comprar uma câmera nova e pretendo comprar a lente 50mm pelo mercado livre, mas se tiver um meio mais barato meu coração agradece hahahaha.

    Beijos!
    www.quaseatoa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz em ter dado essa "luz" hahaha. Então, a minha eu mandei importar com uma mulher daqui de Formiga que busca na gringa e traz por precinhos camaradas.. Acaba saindo mais barato que no mercado livre, e por eu já conhecer ela há tempos (antigamente eu comprava até webcam dela kkkk) eu prefiro comprar assim.. Mas na falta disso o Mercado Livre é uma ótima opção! hahaha

      Beijos!

      Excluir
  3. Mari do céu! Vou roubar a Katy para mim! Estou encantada com ela <3 <3 <3
    A cinquentinha está super nos meus planos, mas por enquanto a 18-55mm está sendo suficiente para as minhas coisinhas, porém penso muito nas vantagens da lente fixa e pretendo ter uma :D
    A 75-300mm vai ser muito útil para você! Ainda eu não filmei com ela, mas o zoom é incrível!
    Beijinhos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai roubar é nada! ♥ hahahaha
      a 55 é super suficiente no começo!
      Ai, mas vou demorar um pouco pra investir nela, porque né.. a vida não é só fotografia.. hahaha

      beijos!

      Excluir
  4. Adorei o teu post, eu tenho uma câmera nikon que veio com a lente 18-55mm, passei um bom tempo usando ela e depois comprei outra lente. Fiquei na dúvida entre a 50mm e a 35mm, acabei levando a 35mm o efeito fica bem parecido com a de 50mm, no meu blog tem posts com fotos com essa lente, na maioria das vezes uso ela do que a 18-55mm.

    www.viniseoutrascoisas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! ♥ A 35 é um sonho de consumo futuro.. hahaha na verdade a 35 consegue desfocar mais o fundo que a 50. Mas vai ficar pro futuro, por enquanto! ♥

      Beijos!

      Excluir
  5. Amei o post! Tirou varias dúvidas que eu tinha! Ainda não tenho uma câmera dessas, mas já tenho lido bastante sobre o assunto, pois pretendo comprar em breve!

    Adorei Mari!

    http://renatavernisi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Renata! ♥ Feliz em saber! Uma câmera não faz as fotos sozinhas, mas se você pesquisar, fuçar e aprender consegue fazer coisas legais! ♥

      Beijos!

      Excluir
  6. Quanto você pagou na lente, Mari?
    Bjoks =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata! Ela custou R$400,00. No mercado livre na época tava na faixa de 400-450 então foi ok.

      Beijos!

      Excluir
  7. Que invejinha Mari! E eu aqui querendo ao menos só a T3i... Hahahaha (mas esse ano sai!).
    Apensar de não ter a cam ainda, ouço muito falar (bem) da cinquentinha. E não é pra menos, né? Adorei, e legal essa sua de comparar as fotos, deu pra ver a diferença gritante!
    Adoro posts assim, ainda mais tão completos como você faz <3
    Um beijo!!!

    ResponderExcluir
  8. "Aceito de presente, viu?" Hahaha! Ri muito.

    Menina, que post mais compleeeeto! Já tinha visto algo sobre a ciquentinha e as fotos com ela ficam lindas, né? Amo esse fundo desfocado,

    E concordo contigo, ela é melhor pra ser uma segunda lente mesmo. :)

    Beijos, Fernanda.
    mudeimodei.com.br

    ResponderExcluir
  9. Excelente dica, adorei!! Não tenho ainda essa lente, falta-me dindin, mas super vale a poena, pela qualidade da foto .

    Bjokas,
    http://blogdmulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. De todos os posts comparativos que eu já vi o teu é o melhor. Você explicou super bem e as tuas fotos
    estão incríveis (só acho que deveria ter mais haha)! As suas cachorrinhas são uma fofura e o blog tá lindão!

    Beijos Maricota <3
    http://botasbatidasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. como não amar a 50mm Mari? olha essas suas fotos que coisa mais linda do mundo. sem dúvidas a minha foi um dos meus melhores investimentos da vida, é meu xodó ♥♥

    www.bygarotas.com

    ResponderExcluir
  12. ahhhh to desejando muitooo uma 50mm!!!
    Tenho uma 18-135mm f3.5! Preciso de uma f1.8 rsrs
    Esse desfocado dá toda uma magya mesmo rs
    Beijos!
    www.achochic.net

    ResponderExcluir
  13. Vc pode comprar uma camera que ja venha com a 18 55 no kit,
    e apos compra a 50mm é baratinha , +- 350,00.
    A 50mm é otima, mas erra muito o foco quando esta de f2.8 pra baixo, por isso prefira aberturas maiores, como f4 e 5.6

    ResponderExcluir

O Blog Menina, te contei? é um blog de Moda, DIY e Lifestyle