DIY: Shorts Royal + Floral


Oi! O desafio DIY is the new black do mês tinha como tema, a cor azul royal. (Se você tá chegando agora e ainda não sabe que desafio é esse, leia esse post aqui.). Eu queria fazer um tutorial de como eu faço molde a partir de uma peça que eu já tivesse, mas no decorrer do tutorial, você vai ver que foi preciso fazer algumas mudanças pra que o resultado final fosse como o da foto acima.

A ideia era pegar um shorts, e "copiar" o molde. Depois fazer algumas adaptações pra que o meu novo shorts ficasse larguinho. Eu sempre faço isso com as roupas que eu mais gosto. Copio o molde, e faço outra de cor diferente essas coisas.. Sempre deu muito certo, principalmente quando minha mãe me ajuda. hahaha Mas não me lembro de ter tentado adaptar, só copiar mesmo e reproduzir.


1- Pra copiar o molde, você precisa virar a peça do avesso, e enfiar uma perna dentro da outra. Assim, fica bem fácil copiar a forma dos ganchos da frente e de trás, e da lateral. Quando a modelagem é mais básica é ainda mais fácil fazer isso. 

2- Na foto, eu já tinha copiado a parte da frente e de trás do shorts. O gancho de trás é sempre maior que o gancho da frente.

3- Aqui eu comecei a errar. Quando você terminar de copiar as partes, você precisa aumentar uma faixa nas laterais dos shorts e fazer virar uma peça só. Só que eu aumentei muito pouco, porque o shorts que eu usei de molde já era um pouco folgadinho e eu ~querendo fazer tudo no olhômetro~ errei a quantidade a ser aumentada. Por isso, se você for tentar fazer, aumente no mínimo 10cm pro shorts ficar bem larguinho mesmo.

4- O molde final tem que ficar exatamente como na foto. Vai depender do tamanho que você veste também, mas o "desenho" em si vai ficar parecido.

5- Depois é só cortar o tecido 2 vezes, conforme o molde. Eu usei uma seda, mas daria certo com tecidos de algodão também. Na hora de costurar, é: gancho da frente com gancho da frente; gancho de trás com gancho de trás, entrepernas, elástico e barra.

6- Talvez tenha sido a cor, ou talvez o molde que não ficou tão larguinho quanto eu esperava, mas eu achei o resultado final horrível. Me lembrou uniforme escolar assim de cara. Pense numa pessoa que quase chorou. Costurar tem dessas sabe? Principalmente o lado da modelagem. Como eu fiz sem teste nenhum, o risco de errar é ainda maior. O ideal pra quem faz o molde é testar antes em algum TNT, ou tecido mais barato, pra perda não ser tão grande caso dê errado. Mas como eu quis correr o risco, dancei. Eu não tô sendo dramática nem nada do tipo, mas quem costura sabe o quão frustrante é quando dá tudo errado. E nem é pelo valor do tecido em si. É pela frustração de dar errado mesmo, porque você imagina uma coisa e sai outra totalmente diferente </3. 

Sentei, respirei e tive uma luz. Quando eu fui comprar o tecido azul pro desafio, acabei dando um giro pela loja e a vendedora me mostrou essa seda floral no fundo azul marinho. Me apaixonei já de cara, e pensei em trazer pra fazer um conjuntinho junto com o shorts. Mas aí, eu acabei usando duas faixas bem grossinhas pra deixar ele bem larguinho mesmo, e sem cara de uniforme. A Faixa floral não foi proposital, e eu conto isso aqui porque se eu dissesse que sim, coloquei porque eu já tinha imaginado a peça assim desde o começo, eu estaria mentindo, e minha cara queimaria demais. Foi uma forma de consertar minha própria cagada. 


Desmanchei tudo, e comecei do zero. O tempo tava corridão, mas eu queria fazer dar certo de qualquer forma. Queria transformar esse "uniforme" horroroso em uma peça usável e digna, como tantas outras que já fiz pra mim. Além da faixa, eu consegui achar um elástico mais grosso. O elástico fino pra shorts assim fica feião.



No final, o "uniforme" ficou bem com carinha de shorts de academia. Mas ficou bem melhor que antes, e dependendo da composição vai ficar bem legal. Nesses dias quentes que andam fazendo por aqui, eu vou usar muito! A proposta era fazer um shorts de tecido fino larguinho, e apesar de não ter ficado como eu imaginei, eu gostei bastante do resultado final.

E você, o que achou da minha saga do shorts azul royal? E do resultado final?

Os tutoriais das meninas:



Um Beijo!



18 comentários:

  1. Apesar de ser uma situação desesperadora essa que você passou, eu ri muito com o que você escreveu! HAHA :D
    Pior que na costura é assim mesmo! Que raiva que dá quando imaginamos uma coisa e sai outra totalmente diferente! Tem uma saia que eu fiz que eu não curti muito não o resultado final...
    Achei esse desafio beeem legal! Afinal, cores são tendências também :)
    Apesar de tudo, amei o resultado final! Gostei bastante do tecido floral!
    Beijinhos

    www.despadroniza.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. depois que passa, até eu ri! hahahahaha É uma (emoji de bostinha) mesmo. Mas acontece nas melhores famílias né? hahahaha
      Eu também super hiper curti esse desafio! Que venham os próximosss

      Beijos!

      Excluir
  2. Meu Deus, eu necessito de ser tão prendada quanto vocês! Apaixonei pelo shorts Mari, ficou super bem feito, super usaria nos dias de calor intenso aqui em BH. Depois monta um look completo com ele, adoraria ver <3

    www.cindereladementira.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mimimi quero ver a Analu no time das costureiras, pq sim. hahaha ♥ Muito obrigada! Eu já tô planejando é os dias em que não usarei ele.. hahaha Pode deixar que assim que der fotografo e mostro!

      beijos!

      Excluir
  3. Oi Mari, sou suspeita para falar já que azul é a minha cor favorita e eu sou louca por flores.
    De verdade, já amaria seu shorts se ele fosse só azul (igual uniforme escolar), mas com essa faixa de flores na lateral ele ficou ainda mais lindo.
    Vou ficar esperando um post de look com ele hein!
    Beijos, a mesma essência ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu também sou suspeitíssima pra falar de azul.. hahaha amo! Mas tem horas que não dá pra "passar" a ideia de que ficou ruim. A gambiarra ficou até legal no fim e eu fico muito feliz em saber que você gostou dele dos dois jeitos! hahaha
      Pode deixar que assim que der eu fotografo!
      Beijos!

      Excluir
  4. Adorei, parace muito confortável. ele com uma camisa fininha de seda deve ficar phyno.

    Passa lá? seu comentário é muito bem vindo
    nacaoesmaltada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Também acho que vai super combinar! ♥

      Excluir
  5. Eu odeio modelagem porque minhas peças nunca saem certas, isso porque a modelagem era feita consultando o livro. Achei vc corajosa de fazer seguindo como base uma peça que vc já tinha, e eu gostei da sua peça, msm usando sua técnica não achei tão ruim, eu usaria sem dúvidas pra ir na academia e etc. Mas é assim msm, tem que ir tentando uma hora da certo! ;)


    Vem me visitar?!
    Beijo,
    Yasmin
    http://fashionfinissima.blogspot.com.br/


    Já conhece meu brechó Online?
    http://brechofinissimas.loja2.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que modelagem é uma relação eterna de amor e ódio, né? Quando vc acerta você pensa: "wow, consegui vou tentar fazer mais peças" e a partir disso começa a errar hahahaha É um ciclo meio sem fim entre erros e acertos. Mas o lado bom é que sempre dá pra consertar! E testar antes em algum tecido é fundamental (aprendi isso na teoria, mas na prática nem sempre funciona, sabe como é kkkkk)

      Beijos!

      Excluir
  6. Ficou super legal! Adorei ! Sério mesmo! Super legal e lindo ! Ese shortinho da pra fazer muitas combinações e montar looks de arrasar ! kk
    Beijos

    www.batom-veermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! ♥ Fico muito feliz que você tenha gostado!
      Beijos

      Excluir
  7. Ficou muito lindo. Essa combinação do florido foi o charme...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz que você gostou! ♥
      Beijos!

      Excluir
  8. Menina, vc sabe costurar?? Que legal... Sei que deve ser brochante para a pessoa errar no corte e ter que fazer outra coisa. Mas, o resultado final ficou lindo e combinou perfeitamente.

    Bjos,
    Sheyla
    http://blogdmulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Rezando para que um dia eu pelo menos costure uma cueca. hahahaha. Morro de medo de agulha. Admiro quem sabe costurar. É uma das coisas que quero aprender. Amei o short e essa cor é linda. Aguardando os outros posts. <3 Beijos

    www.libertywalks2.com

    ResponderExcluir
  10. Mari, te entendo. Se engana quem pensa que todos os DIY que eu faço dã certo de primeira. Muitos ão errado e meu dinheirinho é jogado no ralo :( Mas nada melhor do que recuperar a peça, né? Ô alívio! Hahaha o seu shorts ficou muito fofinho, eu usaria COM CERTEZA e estou totalmente in love por essa seda floral. Já estou ansiosaney para o proximo desafio sim ou claro?

    ResponderExcluir
  11. nossa, que ,massa! eu sou uma negação com costura, não sei nem passar linha dentro da agulha, hahhaha. gosto de peças bem confortáveis!! e que lindo o porta brincos ficou :o
    beijos www.portefeminino.com.br

    ResponderExcluir

O Blog Menina, te contei? é um blog de Moda, DIY e Lifestyle