Receita: Empadinhas


Oi! Hoje é dia de quinta da gordice.. hahaha Eu não sei você, mas eu adoro empadinhas! As caseiras tem um toque ainda mais especial, porque você pode rechear como preferir e elas sempre ficam mais suculentas que as compradas na padaria. Quando eu era criança, minha vó fazia empadinhas pra vender, e todo sábado eu e minha irmã ajudávamos ela a rechear e a "tampar". Depois de algum tempo, ela passou a receita pra gente e desde então aqui em casa, nós sempre damos um jeitinho de fazer (nem que seja de vez em quando). Então, porque não compartilhar a receita dessa maravilha aqui? 


Pra essa vez, eu fiz o recheio de bacon e catupiry #vaigordinha hahaha. Primeiro é só fritar o bacon (pra uma receita eu usei umas 300g), escorrer um pouco do óleo, fritar uma cebola média picada na mesma panela e adicionar 3 colheres de sopa de molho de tomate. Depois de refogado, pode colocar um pouquinho de água e temperar à gosto!


Para a massa: 2 ovos, 500g de margarina, 1kg de farinha de trigo e 200ml de leite. Misturar primeiro a margarina, os ovos e a farinha, e ir colocando o leite aos poucos, até a massa desgrudar da mão.



Depois é só ir forrando as forminhas com a massa. A receita rende umas 45 empadinhas médias, e umas 100 pequenas.


Depois de forradas, é só colocar o recheio. Caso você queira, pode fazer de frango, e até mesmo de banana com canela e açucar mascavo! Fica uma delícia!


Depois de recheadas, é só colocar a tampa. Pra isso, é só pegar uma bolinha de massa, achatar ela até que fique com pouco menos de 0,5cm e colocar em cima da forminha, tirando os excessos nas laterais. Pra finalizar, eu gosto de pincelar uma gema de ovo em cima, pras empadinhas ficarem douradinhas em cima.


Pra assar, forno médio de 180 graus, pré-aquecido. Depois de prontas, elas saem facilmente da forminha, e aí é só devorar! haha

Que tal preparar essa gordice no fim de semana que vem por aí?

Um beijo!

9 comentários:

  1. Que delíciaaaaa! *-* Faz tanto tempo que não como empadinhas... Adorei a receita! Vou fazer em casa nesse final de semana! Me deixou com água na boca aqui.. rsrs Beijos!

    www.corujaloira.com

    ResponderExcluir
  2. Que delícia, hummm. Não posso vim no seu blog que fico com fome, hahaha. Vou tentar fazer, não tem muito jeito na cozinha.

    Beijos Mari, http://iranabento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Socorro eu amo empadinhas, e só essas fotos me deram água na boca. Minha mãe costumava fazer muito, mas já faz algum tempo que ela não faz, vou dar a ideia hoje mesmo, e ajudar a fazer dessa vez, hahaha. Beijos
    Desfocando Iideias

    ResponderExcluir
  4. Quero muito fazer Mari! Parecem bem gostosas :)
    Super beijo ♥
    www.pequenamenina31.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Que delícia que deve ficar haha quero uma
    Tem sorteio no blog
    Instagram @brunaestiloitgirl
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  6. Que delícia Mari! Deu água na boca e vou já anotar no meu caderno de receitas!

    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  7. Parece tão deliciosa!... Hmmmm!
    Vou tentar fazer, será que consigo?rs

    Beijos
    www.bellacomela.com.br/loja
    www.bellacomela.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ai tá com uma cara ótima, queria ser prendada assim e fazer as coisas, mas acho que definitivamente nasci pra comer só haha

    ResponderExcluir
  9. Amo empada, deu até fome vendo as suas hehehe.

    ResponderExcluir

O Blog Menina, te contei? é um blog de Moda, DIY e Lifestyle