Expectativa versus Realidade


A algumas semanas, eu venho carregado um sentimento que eu precisava descarregar em um texto pra jogar logo pra fora e não ficar mais com ele entalado aqui. A decepção é um daqueles sentimentozinhos chatos que te perseguem a todo momento pelo simples fato de que você criou expectativas demais sobre alguma pessoa. E esse tipo de sentimento só faz mal pra quem tá guardando e mais ninguém. 

A vida podia ser tão mais fácil se as pessoas correspondessem à todas as nossas expectativas né? É. Mas na prática elas nem sempre correspondem. E isso é um pouco duro de aceitar e de engolir, porque nós como seres humanos sociáveis, estamos sempre fazendo novas amizades, conhecendo novas pessoas e o ciclo nunca tem fim. Pior ainda é quando você ~acha~ que conhece uma pessoa e pffff ~sabe de nada, inocente!~. Porque a gente sempre espera do outro aquilo que nós faríamos se fosse o outro. E a sensação que eu tenho é de estar dando voltas, perdida em um mesmo lugar sem saber o que fazer.

Aceitar e respeitar a opinião, crença, cultura do outro não é fácil pra todo mundo. Mas mais difícil é lidar com a mudança de alguém próximo. Alguém que antes se comportava de maneira X e bem do nada começa a se comportar de maneira Y. É aquele caso de você ~achar~ que conhece uma pessoa muito bem, e amanhã ela te "decepcionar" porque ela não era nada daquilo que você acreditava. O que fazer então, quando você se decepciona por uma expectativa criada por você mesmo(a)?

Não tem uma receita pronta, e nem uma alavanca de "on e off" da decepção gerada pelas nossas próprias expectativas. A saída é tentar não esperar. Missão quase impossível, mas com a prática torna-se quase que automática. Não vou negar que muitas vezes não dá pra controlar, e exatamente por isso estou aqui, hoje escrevendo. Porque falhei na minha missão quase impossível de não criar expectativas. hahaha Mas a vida é assim mesmo... Um dia a gente descuida por alguns minutinhos e: opa, kirida! 

Mas fica aqui uma lição que tirei pra mim, e que pode também servir pra você que está lendo esse texto agora: As pessoas mudam constantemente. Não só a aparência física, mas o modo de pensar, de agir, de querer. O que eu posso tentar fazer é aceitar, digerir e seguir a vida tentando não cair na tentação de gerar mais expectativas sobre ninguém. Na prática é um pouco difícil, acredite em mim, mas com calma e paciência pra persistir a gente consegue.

5 comentários:

  1. Também passo por isso, expectativa que ferra com nossos sentimentos né? Mas quando aprendemos a lidar, tudo fica mais fácil. Tenta não se sentir culpada por criar expectativas demais com as pessoas erradas porque acontece com todo mundo. Adorei seu texto, descreve muito do que estou passando agora. Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Você disse tudo... É tudo uma questão de saber lidar e que o ciclo quase nunca tem fim... O ideal é a gente não se sentir culpadas mesmo porque assim a vida segue mais fácil! Hahaha beijosss

      Excluir
  2. Decepção realmente é um sentimento muito ruim! Tentar não esperar é ótimo para não se decepcionar! Beijos linda!
    www.blogmeninaousada.com

    ResponderExcluir
  3. Mari, estou vivendo essa fase, e eu quase que não me conformo com isso. Foi algo inesperado que me deixou em choque, mas é como você disse, é difícil você não criar expectativas, por um instante a gente que acreditar que não vão nos decepcionar, mas é só seguir em frente sempre de cabeça erguida, porque infelizmente, o mundo não para de girar por conta dessas coisas.

    :: www.danielices.com | http://www.facebook.com/blogdanielices ::

    ResponderExcluir

O Blog Menina, te contei? é um blog de Moda, DIY e Lifestyle