Como praticar a positividade no dia a dia


Eu gostaria falar sobre positividade assim, de cara. Mas eu confesso que é um pouco inevitável começar esse post sem falar que nós somos rodeados por pessoas negativas e que as vezes nem percebemos que elas nos afetam de alguma forma. Aquelas pessoas que se perguntam numa Segunda Feira de manhã se ainda falta muito pra Sexta, sabe? Que reclamam se chove, se faz sol, se tá calor ou muito frio. A negatividade está  tão presente no nosso dia a dia - em vários contextos - que passa despercebida e a gente nem se dá conta que foi "contaminado". É claro que é engraçado fazer piada com a temperatura, mas porque não enxergar o calor como uma forma de poder chegar em casa e tomar aquela ducha refrescante? É um exemplo simples, mas que ilustra como as vezes nós somos tão negativos (até sem querer) que nem percebemos que estamos rodeados de ~mini recompensas gigantescas~ no final e que cada dia (mesmo sendo segunda) é uma nova chance de ser feliz e fazer outras pessoas felizes.

Então, Como se livrar de pensamentos negativos e praticar a positividade no nosso dia a dia?  Eu separei algumas dicas que eu venho usando e que têm dado certo! A positividade é um exercício que deve ser praticado diariamente, e sempre podemos nos lembrar que se der errado hoje, podemos fazer dar certo amanhã.

1- Dê bom dia e sorria!

Aqui é onde começa nosso exercício diário. Não dá pra negar que um sorriso pode mudar o dia de alguém, né? Você acorda mau humorado por alguma coisa que tenha acontecido anteriormente e sai de casa com a cara feia. No meio do caminho, encontra um senhor na rua que te dá bom dia com um sorriso no rosto e, naquele momento, seu dia toma outro sentido não é mesmo?
Para espalhar a positividade é preciso encarar cada novo dia como um novo desafio, e saber que no meio do caminho a gente sempre pode (e deve) espalhar coisas boas por aí. Fica a dica: um sorriso e um desejo sincero de bom dia podem mudar o dia de alguém!


2- Seja o solucionador.

Tá, o "problema" existe, e não dá pra fechar os olhos e fingir que tá tudo bem. Mas dá pra recuperar as forças e acreditar que tudo vai dar certo no final. Se for possível, correr atrás da "solução"; Se não for, paciência pra esperar que o tempo resolva. A solução pode ser simplesmente você aceitar que todos nós passamos por certos momentos em que a negatividade bate à porta, e ter - ou criar - forças suficientes pra não permitir que ela entre. Solucionar é também saber esperar caso seja preciso, sempre pensando nas coisas boas que estão por vir no final, quando tudo finalmente acabar.


3- Não alimente pensamentos negativos.

Acordar e dormir sorrindo. Essa é a lei. Pensamentos e sentimentos negativos fazem mal pra quem os guarda e pra quem de alguma forma, os recebe. Por isso, eu prefiro me afastar de falsidades, fofoquinhas desnecessárias, e também de pessoas que só sabem reclamar da vida. Esse tipo de negatividade é contagioso, sério! Também gosto de deitar todos os dias e antes de dormir, perdoar tudo aquilo que me aconteceu de ruim, seja causado por mim ou pelo próximo. Não é fácil esquecer o mal que a gente já passou, mas acreditar que aconteceu por alguma razão e que você de alguma forma aprendeu com aquilo e conseguiu seguir em frente é o começo da prática diária do perdão. Com ele, a gente se sente mais leve, em paz e feliz, sem ficar guardando mágoa, decepção e esses sentimentozinhos todos.

http://imgur.com/

4- Fortaleça laços otimistas e compatilhe positividade!

Não dá pra negar que viver ao lado de uma pessoa com pensamentos positivos é bom. Como é divino acordar e conversar com alguém que mesmo com todo stress do dia a dia tá ali, acreditando no melhor e lutando pra que ele aconteça. Não é simples ser assim todos os dias, né? Na prática, o que a gente pode tentar fazer é pensar: "hoje eu vou fazer o dia de alguém melhor". Pode ser o seu próprio dia. Que tal comprar aquele sorvete de casquinha e saboreá-lo como forma de recompensa por todas as atividades concluídas da semana? Para fortalecer laços otimistas com outras pessoas, que tal com atitudes que motivem ou estimulem a pensar mais positivamente, ou mesmo com um mimo feito por você, pra fazê-la mais feliz e mesmo naquele dia turbulento saber que tem alguém ali, torcendo e querendo ajudar de alguma forma?



E por último e não menos importante: Inspirar e motivar a positividade, sempre! Muitas vezes, algumas palavras amigas e positivas mudam completamente o jeito de pensar sobre a situação. Quando a gente tá na ~bad~ muitas vezes não enxergamos que o poço nem é tão fundo assim. Então que tal compartilhar a positividade? Até mesmo para desconhecidos vale viu? Um recadinho fofo no caderno daquele colega que por algum motivo está caladão hoje, um recadinho fofo colado por aí no mural da escola/faculdade, uma mensagem positiva compartilhada no instagram. São maneiras de dividir com o próximo, algumas palavras amigas capazes de iluminar o dia, que antes era escuro e sem cor e mudar a maneira de pensar sobre a vida!



Esse post faz parte do Primeiro Desafio do Concurso We Love Fashion Blogs, promovido pela Petite Jolie e Pela Zattini! Eu fui uma das 100 blogueiras selecionadas entre mais de 1000 inscritas para participar, e estou muito feliz por ter chegado até aqui! Se você gostou do meu post, vota em mim lá no site do concurso a partir do dia 02 de Outubro! Desde já, muito obrigada a todas as leitoras, leitores, amigas e amigos pelo incentivo de sempre! Sem vocês, eu hoje não estaria aqui ♥

Você, pratica alguma dessas atitudes positivas? Me conta nos comentários caso você pratique outras atitudes que mudam o seu dia e o dia de alguém!

Beijos!

14 comentários:

  1. own que postagem lindaaaa
    amei a atitude
    acreditar em pessoas assim como vc traz esperança para este mundo
    bezo
    http://www.guriabunita.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Ju! Muito obrigada! ♥ Fico super feliz com comentários tipo esse!
      Um suuuuper beijo!

      Excluir
  2. Amei as dicas, e a ideia do "recorte e espalhe por aí". Com certeza vai deixar o dias das pessoas mais felizes. É verdade "negatividade é contagioso (sai)".
    Mas apesar dos momentos ruins da vida, tem sempre o lado bom. Basta enxergá-lo.
    Suas dicas irá nos ajudar muito a sermos mais felizes.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ingrid fico feliz demais que você tenha gostado, sério!!
      Muito obrigada! A negatividade que saia da frente pois a positividade sempre chega pra ficar! haha ♥

      beijos

      Excluir
  3. Amei esses pôsters para imprimir e colar por aí.Eu vou fazer isso!Amei muito mesmo,quem ler vai sorrir,com certeza <3 Vou votar em você sim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Layni! Fico feliz que você tenha gostado da ideia! Oba! Depois tira uma foto e me mostra, tá? haha Obrigada mesmo! Beijos

      Excluir
  4. Amei o post, Mari! Fico muitíssimo contente ao ver o rumo que o blog está tomando. Você foi super criativa e com certeza será selecionada <3
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lô, fico suuuper feliz! Você é a pessoa que sempre me apoiou, desde o comecinho ♥ A vida se encarregou de nos afastar um pouco com relação ao blog, mas estamos sempre aí! haha Muito obrigada mesmo pelo apoio e carinho de sempre ♥ E bora torcer!

      Excluir
  5. Maaaariiiiiiii <3
    Primeiro quero te dizer que estou muito feliz por você ser uma das escolhidas, acompanho seu blog a um bom tempo já e sei que tu és merecedora de tudo que está conquistando, te desejo todo o sucesso do mundo, me identifico muito com você, acho que poderíamos ser amigas hahaha. As fotos do post ficaram maravilhosas, principalmente a da bicicleta, quero uma foto assim também! Gostei bastante desse "passo a passo" para a positividade, irei baixar e imprimir simmm! Votarei em você!
    Beijos
    http://gabriela-amorim.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii Gabiiiiiii ♥ E eu quero te dizer que sou muito grata por tudo! Pelo apoio e carinho de sempre ♥ Com certeza seríamos best friends! hahahaha Muito obrigada mesmo!!!
      beijoss

      Excluir
  6. Ficou uma gracinha seu post, parabéns!

    Continue com muita dedicação que dará tudo certo, boa sorte no concurso flor!
    www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ingrid! ♥ Fico feliz que você tenha gostado!

      Beijos

      Excluir
  7. Ah gente que liiinda!! Adorei esses lambes pra espalhar pela rua sabia? Que lindo Ma! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaa Nina ♥ Fico muito feliz por vc ter gostado, de verdade! :)

      Excluir

O Blog Menina, te contei? é um blog de Moda, DIY e Lifestyle