Alimentação Saudável & Equilíbrio


Em 2009, eu passei pelo processo de reeducação alimentar. Antes disso, eu comia desregradamente muitos doces, alimentos calóricos e gordurosos e com o sedentarismo, isso resultou em um excesso de peso e consequentemente alguns problemas na coluna. Depois da reeducação, eu consegui perder 8 kg e nunca mais tive problemas muito sérios na coluna, então eu sempre mantive aquela tática de tentar comer certo, nos horários certos e tudo mais.

Com o passar do tempo, eu acabei deixando as atividades físicas de lado outra vez, e acabei ganhando alguns quilos nos últimos anos. A alimentação eu conseguia manter pelo menos durante a semana, comer certinho de 3 em 3 horas e tudo mais, mas ainda estava faltando um pouquinho de determinação aos finais de semana e voltar a fazer algum exercício físico.

Quem me acompanha no instagram e snapchat (meninatecontei), já deve ter visto que eu voltei pra academia e tô bem focada. Inicialmente, minha intenção era manter o peso e fazer alguma atividade pra relaxar do dia a dia pesado de trabalho e estudos. A partir daí, eu fui criando e resgatando hábitos antigos para conseguir ficar num equilíbrio saudável e que eu consiga cumprir inclusive aos finais de semana. Já faz um mês e meio desde essa grande mudança na minha rotina e eu tô bem feliz com os resultados. Tô menos stressada, mais focada em outras atividades aleatórias, mais motivada, e consegui perder 3kg. Hoje minha intenção é perder mais alguns kg nessa conta, melhorar meu condicionamento físico e continuar cuidando do meu corpo e da minha mente. Eu acredito muito no equilíbrio e não sou dessas que passa vontade de comer nada não.. Então toda semana eu tenho foco na alimentação saudável, mas também tenho uma ou duas refeições livres, onde eu posso comer sem culpa aqueles pães de queijos quentinhos saindo do forno, ou aquela sobremesa especial de Domingo... E depois eu volto de novo a comer só aquilo que faz parte do meu cardápio semanal... 

Pra esse post, eu separei algumas dicas do que eu incluí mais, e menos na minha alimentação. É sempre importante ir ao nutricionista e explicar seu objetivo, se é perder peso, ganhar massa muscular e etc... Independente do objetivo, é fundamental criar novos hábitos e ter bastante força de vontade pra não desistir no meio do caminho enquanto tropeça em brigadeiros e docinhos de aniversários de crianças.. 


Consumir mais:

Água: A água ajuda o corpo a funcionar melhor, melhora o funcionamento do intestino, previne algumas doenças e deixa a pele mais bonita e hidratada. A quantidade de água varia de organismo pra organismo e o consumo diário aumenta a resistência física. 

Frutas e Leguminosas: São excelentes opções para lanches e saladas e até sobremesas. Só é legal controlar as calorias e açúcares diários As frutas e legumes são as melhores fontes de fibras, vitaminas, sais minerais e outras substâncias essenciais para melhorar o bom funcionamento do organismo.

Sucos Naturais/Detox: São excelentes substitutos ou acompanhantes para algumas refeições e são muito ricos em fibras, vitaminas e sais minerais. Consequentemente, fazem bem para o funcionamento do intestino e para o organismo. Existem muitas receitas na internet e só é bacana também ficar atento às calorias de cada suco, principalmente se eles forem usados como acompanhamento em alguma refeição. 

Saladas Folhosas: Os ingredientes de um prato colorido podem até valer por refeição - desde que contenham, além de legumes e verduras, variações de proteínas - como frango desfiado ou atum em conserva. 

Café e Chá: O café é um excelente alimento termogênico que acelera o metabolismo e faz com que as gordurinhas sejam queimadas mais rápido. Alguns chás também funcionam como termogênicos e desintoxicantes, como por exemplo o chá verde, de hibisco ou de cavalinha. 

Proteínas: A proteína é vista como uma grande aliada no emagrecimento e ganho de massa muscular. Elas são as unidades estruturais dos músculos. Por isso, devem estar presentes na alimentação, auxiliando na formação da chamada massa magra.


Consumir menos:

Alimentos Gordurosos: Eles levam mais tempo para serem quebrados e absorvidos pelo organismo. É claro que o nosso corpo também precisa de gorduras para funcionar corretamente, então é legal optar por alimentos como castanhas, nozes e peixes, no lugar de bacon, hambúrguer e frituras em excesso.

Refrigerantes: Os refrigerantes não oferecem nenhum benefício ao nosso organismo além do ~prazer de ingeri-lo~. Além do açúcar em grande quantidade, os refrigerantes contém sódio e diversas substâncias artificiais que não nos fazem bem.

Doces: Uma dieta equilibrada permite que você coma tudo o que quiser, mas sem nenhum exagero. E as besteirinhas, como doces e balas, são os maiores vilões quando a meta é não passar da conta.

Pães Brancos: Os carboidratos também são fundamentais na nossa alimentação. São eles que irão repor os estoques de energia gastos durante o sono. A melhor opção de carboidrato é aquele chamado de complexo, encontrado nos pães e cereais integrais. Tente reduzir o consumo do pão branco que tem um tempo de digestão menor e uma quantidade de fibras reduzida.

Alimentos Industrializados: Na maioria das vezes, eles têm muito sódio, açúcares, gorduras e conservantes. O ideal é preparar refeições saudáveis onde você sabe o que contém nelas, procure receitinhas fáceis e práticas que podem ser guardadas na geladeira pra semana toda ou que dure alguns dias para ir consumindo aos poucos até precisar fazer de novo.


Espero que você tenha gostado das dicas! E aí, bora criar hábitos saudáveis e equilibrados de alimentação? Me conta nos comentários o que você achou!

Um beijo!


Fonte: www.minhavida.com.br



4 comentários:

  1. Eu amo doces, lanches e industrializados.
    Mais to tentando beber mais água... Coloco em uma garrafa, beringela, limão, gengibre e hortelã ai fico bebendo a tarde toda.
    Acho que está ajudando.
    Adorei seu post e vou compartilhar nos meus favoritos.


    MENINA CAPRICHOSA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Allana! Eu tbm amo doces, mas cortei um pouco durante a semana e no fim de semana me permito comer um docinho! Eu experimentei e amei água com gengibre! É refrescante e deliciosa!

      Obrigada! Feliz que você gostou!
      Beijos

      Excluir
  2. Fico muito feliz por você está satisfeita. :)
    Eu nunca fui de comer além da conta, mas desde pequena eu tive uma certa tendência a engordar, então, qualquer coisinha que como a mais *puft**, engordei.
    Teve uma época em que eu comecei a fazer academia e passei por uma nutricionista que minha clínica indicou e iniciei uma dieta. Eu estava indo muito bem, até que eu comecei a trabalhar e a estudar mais, o que me levou a sair daquela rotina que estava me fazendo e sentir muito bem. Depois disso, eu não engordei muito, mas não mantive o peso e isso foi me desanimando.
    Agora estou estudando doze horas por dia, o que me leva a não ficar comendo besteiras fora do horários, mas, atrapalha por não poder comer as refeições no momento certo.
    estou disposta a me esforçar pela minha saúde novamente, já marquei com minha nutricionista e mesmo não tendo tempo para me exercitar, irei ver o que posso fazer para manter uma boa alimentação, e sua rotina alimentar tem me inspirado a voltar a minha também!

    Parabéns!
    Abraços
    http://diario-teen-blog.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  3. Que saudade que eu tava dos seus posts :D.
    Ja faz oito meses que estou sem tomar refrigerante e estou muito feliz, é algo que eu quero cortar para sempre. Ainda quero tirar muita coisa do meu cardápio mesmo que eu nao coma com frequência, mas farei isso aos poucos.

    ResponderExcluir

O Blog Menina, te contei? é um blog de Moda, DIY e Lifestyle